domingo, 6 de maio de 2007

VII - Vai Tuna

Na segunda passada, dia 30 de Abril, fui ver o Festival de Tunas " VII Vai Tuna" , no salão paroquial de Leça da Palmneira, festival este organizado pela DESATUNA, tuna feminina da ESAD.

Este festival tinha a concurso as seguintes tunas:

- Tunalidade - Tuna Feminina de Escola Superior de Enfermagem do Porto
- Dolphituna - Tuna Feminina do IPAM
- Desportuna - Tuna Feminina do FCDEF
- Tuna Feminina da Universidade Católica Porto

Antes de passar à descrição do festival, vou-vos só contar o que se passou comigo no bar do Salão.

O espectáculo ainda não tinha começado e eu dirijo-me ao bar, com a intenção de tomar um café.

Peço um café ao que a senhora responde: - Não dá. a máquina está avariada. ao que eu digo, Eu preciso muuuuuito de um café. e diz a senhora : - só se houver um milagre !! :) e digo eu, bem se não houver um milagre aqui, não há em mais lado nenhum, estamos no sitio certo :) lol
e lá tomei um descafeinado, não houve café para ninguém :)


No meu entender existiram 3 niveis de actuação, a Católica destacou-se claramente, tendo inclusive apresentado um número de elementos que nenhuma das outras tunas apresentou. Relativamente à qualidade, foi evidente que ficou demonstrado que a Católica "passeou" o seu saber de festivais de tunas por
ali, sendo perceptivel que tinham muito mais tempo de preparação que qualquer uma das outras.
A Tunalidade, tem-me vindo a surpreender positivamente, tanto pela qualidade musical, como pelos arranjos e letras das músicas apresentadas, revelando uma grande qualidade na elaboração das mesmas, e por esse facto destacando-se para mim também das outras tunas a concurso.

A Dolphituna e a Desportuna, tiveram actuações fraquitas, em parte talvez devido ao reduzido número de elementos, e não ajudando o sitio na acústica apresentada. Quem sabe noutro local, com outras condições sonoras não me surpreendem. Fica aqui a dica :)

Os prémios dados no festival foram os seguintes :

Melhor Tuna - Católica
Melhor Pandeireta - Católica
Melhor Solista - Católica
Melhor Instrumental - Católica
Melhor Estandarte - Tunalidade
Tuna + Tuna - Desportuna
Prémio Vai Tuna - Dolphituna e Desportuna

Aseguir ao festival, a festa era no Prsches e Borboletas, um bar engraçado e acolhedor, mesmo perto do local do festival. O ambiente há medida que foi chegando o pessoal do festival, foi ficando bom, ou não fossemos nós tunantes ... :)

Se o ambiente fosse mau, faziamos na mesma a festa. certo ? :)

Foi um fim de festa muito agrradável, a música estava boa, e nem demos pelo tempo a passar, só saindo de lá quando acabou a música e ligaram as luzes, perto das 4 . :) ou seja, fomos expulsos .... :)

Parabéns a Desatuna pela organização, apesar das condições do Salão não serem as melhores.

Até para o ano.....

Sem comentários: